Entretanto | por Juliana Teixeira

Um blog à moda antiga

Ainda podemos falar sobre 2023?

A verdade é que o fim de ano foi uma época em que minha mente ficou a mil e eu não tive nem como começar a organizar os pensamentos pra escrever aqui. Meu aniversário é dia 3 de janeiro, então quando isso junta com a muvuca de natal e ano novo, minha ansiedade vai a mil e é quase certo que vou ter uma crise de identidade, idade, mentalidade e-tudo-mais. Então, agora que consegui processar melhor as coisas, ainda podemos falar sobre 2023?

O que posso começar falando sobre o ano passado é que, apesar dos pesares, sinto que ele foi menos cruel do que 2022. Sim, ainda levei muita porrada de 2023, mas acho que qualquer ano que eu não precise lidar com a morte de alguém que amo já vai ser mais leve do que 2022 foi, hehe. Então, acho que posso comemorar um saldo positivo desse ano que passou :)

Em 2023, acho que meu maior desafio foi me manter firme na busca pelos meus sonhos e objetivos, principalmente em relação à minha vida profissional. Não contei aqui ainda, mas desde 2022 tô vivendo uma transição de carreira (sim, me formei em Jornalismo e agora não vou mais trabalhar com isso uhuu *lágrimas*). Eu sabia que não seria fácil, mas não esperava que a carga mental/emocional fossem ser TÃO desafiadora. O tanto que eu chorei no ombro do meu amado por causa disso não tá escrito no gibi...

Já a minha maior conquista acho que foi justamente não desistir de continuar tentando, aceitar que eu não vou conseguir ser 100% perfeita e inabalável em tudo, que não vou acertar as coisas sempre de primeira e que eu vou precisar aprender a lidar com isso, de um jeito ou de outro. Pode não parecer muita coisa, mas agora, olhando pra trás, vejo que seguir tentando já é algo de que posso me orgulhar.

Minha maior surpresa em 2023, por mais besta que possa parecer, foi ter me redescoberto como leitora. Sempre fui a menina que lia muito, desde criança. Minha principal válvula de escape na adolescência foram os livros (e inclusive falei muito deles aqui no blog ao longo dos anos). Porém, a vida adulta não é fácil, e entre a loucura de faculdade, emprego, pandemia e tudo mais, passei muito tempo sem ler nada. E esse pedacinho de mim me fazia TANTA falta. Comecei o ano com uma meta "simples": ler 6 livros. Fui levando o ano sem me cobrar em relação a isso, e quando fui ver minha retrospectiva no Skoob, pá: eu li 25 livros!!!

Agora o momento mais feliz de 2023 com certeza foi ter ido pro show do RBD. Gente!!!! Esse sonho parecia algo tão distante, tão impossível... Rebelde (tanto a versão mexicana quanto a brasileira) foi literalmente minha maior obsessão da infância/adolescência. Eu inclusive só fui entrar no mundo dos blogs por causa de Rebelde, pois eu tinha um fã clube hahah A sensação de estar no meio de uma multidão usando meu lookinho com gravatinha vermelha e gritando a plenos pulmões as músicas que há muitos anos eu sei de cor (mesmo sem falar espanhol, rs)... ah, essa sensação eu NUNCA vou esquecer.

E disso tudo, acho que o que tirei como maior aprendizado foi que eu preciso viver o presente. Por mais que o passado me traga tantos sentimentos conflituosos e eu veja no futuro infinitas possibilidades, é no presente, no hoje, que preciso manter meus pés firmados. Porque é no presente que eu consigo entender e aceitar o passado, e é no presente também que eu consigo efetivamente agir para conquistar o futuro que almejo. Parece óbvio, mas preciso estar constantemente dizendo a mim mesma: "você não pode mudar o passado, você não pode prever o futuro". É um mantra diário que acho que vai seguir comigo através dos anos. 


0 Comentários

Contact Form (Do not remove it)

back to top