Entretanto | por Juliana Teixeira

Um blog à moda antiga

18 anos e máscaras de oxigênio

Muitos de vocês devem ter acompanhado aqui no blog algumas reflexões que fiz ao completar dezoito anos e como deixei claro que era desanimador não sentir "mudanças". É que ao sair dos dezessete para os dezoito, mesmo irracionalmente, sempre há aquela espera pela meia-noite, onde talvez um 'clique' nos surpreenda, um segundo se passe e, magicamente, algo nos transforme, algo nos faça sentir: "é, 18 anos." Porém, obviamente, não é assim. Aliás, não é exatamente assim, mas não quer dizer que não seja possível. Três meses após meu aniversário, encontrei o meu clique, é algo tão simples, banal até. E não sei o quê, mas algo mudou em mim. 

18 anos

O momento do clique? Quando peguei minha bagagem de mão, me despedi da minha mãe e fui para a sala de embarque do aeroporto, um mês atrás. Eu já fiz isso antes, aos 16, mas tentem entender: não sei como, algo era diferente. Eu não era mais a adolescente que precisaria da ajuda do funcionário da empresa aérea para chegar ao avião. Eu era, ao menos aos olhos dos estranhos entediados que ali estavam, uma "adulta" passando no detector de metais, uma adulta lendo atentamente as placas em busca do portão I, uma adulta descendo várias escadas rolantes, uma adulta séria esperando o ônibus que a levaria ao avião... eu era uma adulta qualquer, em um dia qualquer de adultos, disfarçando a simples felicidade de finalmente conseguir o assento ao lado da janela.

Não, eu não estava saindo de casa ou indo para outro país. Eu estava indo passar um mês de férias na casa do meu pai, em São Paulo, mas não deixem a magia da coisa morrer por isso, peço. Pois foram durante aquelas três horas de voo que eu finalmente percebi: "é, sou eu por eu mesma agora. Se tivermos que usar máscaras de oxigênio, nenhum adulto ou responsável terá que se preocupar se eu vou ou não conseguir colocar a minha." É estranho.

18 anos

Na verdade, enquanto eu estava lá no alto eu pensei um pouco além das máscaras de oxigênio. Pensei em como eu sou feliz e aterrorizada ao mesmo tempo pelo fato de em poucos mais de três meses estar iniciando a faculdade com que tanto sonhei, assumindo responsabilidades totalmente desconhecidas mudando de cidade... Coisas que não têm importância nenhuma para muita gente, mas têm para outro tanto.

Enfim, se você chegou até aqui, sobrevivendo ao desencanto da minha inicial vida adulta e às máscaras de oxigênio do terceiro parágrafo.... o que eu realmente quero dizer não é nada novo: a vida não é a prateleira de livros que a gente cuida, organiza e mantem perfeitamente sob controle. Não é um filme de sessão da tarde com começo, meio e fim que já vimos e achamos saber exatamente o que vai acontecer. Nada disso. Ela é sempre algo mais. Algo menos. Algo ainda indefinido. E, sem dúvidas, algo em lenta e constante construção. Não dá pra ditar ou adivinhar o seu ritmo e sua maneira, o que vai ou não acontecer, quando, como ou onde. Porque tudo se trata do tempo e, meu bem, ele não é nada linear ou racional. O tempo do corpo não é o mesmo da mente. E isso é tão verdade que só fiz dezoito anos três meses após meu aniversário. 

Vai entender.

33 Comentários

  1. Mudar é assim... gradativamente como sair de carro e reparar a mudanca de vegetação. qd vc assusta ta diferente!

    ResponderExcluir
  2. Ju, que texto incrível! Já faz algum tempo que fiz dezoito anos e essa mudança pra vida adulta me veio com o primeiro emprego. A responsabilidade de ter que me organizar para comprar minhas coisas e fazer o dinheiro durar um mês e sobrar para fazer uma poupança...
    É incrível como de fato o tal "clique" acontece. Não necessariamente quando o relógio vira meia noite e fazemos 18 anos, mas ele acontece em algum momento em que somos nós quem terá que lidar com a situação sem a ajuda de um adulto por perto, porque já somos adultos.

    Parabéns pelo clique! Pelas máscaras de oxigênio e pelos 18 anos!

    Um beijo!
    Aline
    Inventando Assunto

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Quando completamos dezoito anos acreditamos que nossa vida vai mudar e que vamos nos tornar adultos no mesmo instante, mas não é bem assim, né? Quando eu estava perto dos dezoito me bateu um certo panico e medo, não sabia se eu estava pronta pra enfrentar a vida adulta e nem sabia como seria essas mudanças, mas felizmente sempre correu tudo bem. Adorei o seu texto e seu blog é um amorzinho, fiquei apaixonada por ele ^^
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, sim, um pensamento que lutamos pra reprimir, mas, vez ou outra, lá está ele.

      Obrigada <3

      Excluir
  5. Adorei o texto e já estou seguindo seu blog, principalmente quando o assunto são mudanças.
    Também escrevo textos para o meu blog.
    Abraços!se quiser conhecer:
    http://umlivroabertoig.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Quando eu era mais nova eu olhava pra quem tinha 16 anos e pensava wow, como essa pessoa é velha e madura, mas aí fiz 16 esse ano e nada mudou, até quando eu estava indo para uma turma nova no inglês que eu simplesmente não queria ir e tive muita vontade de chorar e espernear para minha mãe me deixar em casa e, foi aí que eu senti meu clique, não um clique de que eu estava me tornando adulta, ainda não, mas que eu estava crescendo e não podia/nem posso agir mais como uma criança de 6 anos, um clique que machuca por cair com um baque no chão da realidade, te entendo Ju, quando falei sobre perceber uma nova fase estar se iniciando a qual eu precisava me mostrar um pouco mais madura, ninguém entendeu, esse texto me tocou bastante.
    xx

    www.folhasdeoutono.com

    ResponderExcluir
  7. Eu também achava que quando eu tivesse 18 anos as coisas ficariam incríveis como em um clique, mas é que as coisas não são tão simples assim, eu adorei o texto, me identifiquei muito não só com o texto mas como o seu blog, e eu achei o seu trabalho impecável ♥ e por mais posts como esse eu estou seguindo aqui para não perder mais nada daqui, se puder e quiser retribuir o carinho eu ficaria imensamente feliz!
    lravilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei o texto!! A gente sempre acha que quando for dona de si a vida melhora, mas na verdade a gente só ganha mais responsabilidade e no final, ninguém vai passar a mão na nossa cabeça né.
    Esse texto está incrível!

    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  9. Adorei o texto, a maturidade não são como a idade que segue uma linha cronológica, ela chega quando menos esperamos, do nada paramos para refletir como mudamos e passamos a entender certas coisas, ai a gente percebe que cresceu, cresceu internamente <3 Beijos
    Charme-se

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ju! Adorei o texto!
    De fato, não há estalos e nem grandes mudanças, ao menos aparentes, quando completamos 18 anos. A mudança pode ser sentida mais facilmente apenas no campo significativo da coisa, quando a gente pega um documento e assina sozinho, quando a gente passa a ser titular das coisas e quando, como você comentou, fazemos uma viagem sozinho.
    Tudo é gradual, claro, mas é ao mesmo tempo assustador e maravilhoso se sentir tão independente.
    No meu caso foi tudo bem intenso, acho que pq noivei pouco tempo depois e passei a me preocupar com coisas de casa e contas dos novos móveis, isso me atingiu em cheio pra derrubar a fichinha da independência.
    Só queria pedir pra você curtir muito, sei que é lugar-comum mas é muito verdade quando as pessoas mais velhas dizem que depois dos 18 passa tudo muito rápido... AHAHAHAHAHAH, daqui a menos de um mês faço 22 e ainda me sinto recém completando 18, "vai entender"! :D

    Um beijo!
    Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  11. Poxa que texto maravilhoso! ♥
    Confesso que sou um pouco obcecada pela minha idade, pelo tempo passando, pela sensação de amadurecimento na hora em que menos esperamos. Eu acho tão ruim, mas tão bom ao mesmo tempo. É algo que não sei explicar, é algo que a vida faz não saber explicar direito. Porque ela é exatamente como você disse, um pouco mais ou um pouco menos do que esperamos. Nunca é igual. E caraaaaa, que droga que não é igual e nenhum pouco parecida com a minha estante de livros em perfeita organização! :/
    Eu AMEI o deu blog, e quero ficar aqui para sempre! <3 <3


    http://seismilmilhas.com/
    http://facebook.com/seismilmilhas
    https://www.youtube.com/c/seismilmilhas

    ResponderExcluir
  12. Amei as palavras, você sempre carregando um texto de muita emoção e sensações diversas.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu também só fui sentir as mudanças depois, foi quando eu comecei a trabalhar. Parece que tudo mudou, sabe? Cada um tem seu tempo, e sua maneira de sentir a vida adulta chegando.

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  14. Pra mim foi bem diferente, contei sobre essa experiência também no meu blog.. O quanto as coisas aconteceram rápido, as mudanças, as responsabilidades, quase que instantâneo, digamos assim. Mas realmente cada um tem seu tempo para perceber. Muito bom o blog, abraço. :)

    pluugadoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Jul,
    Que texto incrivel!
    Quando completamos 18 achamos que a vida vai mudar no instante que der 00:00. E não é bem assim, temos que correr atrás daquilo que queremos, lutar pelo que sonhamos.
    Bjs
    Diário dos Livros

    ResponderExcluir
  16. OI JU

    engraçado que li o post ouvindo uma musica do maroon 5 e parecia a trilha sonora pra o que eu tava lendo!

    Achei absolutamente genial a sua analogia das máscaras de oxigênio. Agora você é aquela responsável que vai pôr a máscara em alguma criança e não o contrário! Essas mudanças sao boas, mas mudar sempre requer deixar algumas coisas pra tras... embora eu sinto, apenas sinto, que você tá preparada :D

    beeeeeeeijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  17. Tudo bem chorar com seu texto?Eu sei exatamente como é esse sentimento.Ainda não encontrei o meu "algo a mais", mas suas palavras me confortaram de alguma maneira.Sei que vou encontrar :)
    Obrigada por isso e te desejo uma jornada INCRÍVEL daqui para a frente.


    Beeijos :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Ju!
    Amei seu texto. Mas confesso que, quando fiz 18, não vi muita mudança hahahahha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  19. Oi Ju curti seu texto a gente faz 18 anos e por mais que nossos pais queiram nos prender e tratar como se fosse menos, não dá kkkk o mundo nos trata diferente da forma como tem que ser ou você cresce ou cresce não tem opção, mas é bom *-*



    Te indiquei para responder uma tag *-* espero que goste!!

    Ciranda da Bailarina

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Primeiramente, seu blog é lindo é muito encantador. E nossa esse texto me fez lembrar quando eu estava muito mal naquela epoca que não sabemos muito bem o que fazer que estamos sendo "forçados" a crescer a ser responsável...

    www.descrevendonuvens.com

    ResponderExcluir
  21. Oii amore <3 Como vai?
    Eu acho que lhe devo um feliz aniversário atrasado nenom? Tudo de bom para você, que tudo que tu mais deseja se realize como em um conto de fadas, que tenhas saúde e alegria para viver cada dia da sua vida <333 Feliz 18 anosss!

    Na minha opinião ter 18 anos não muda nada, pois isso para mim é algo imposto por toda a sociedade, sabe aquilo de "depois dos 18 as responsabilidades vem e tudo muda, você vira um adulto com contas para pagar"? Isso mesmo que eu estou falando.
    Para mim 18 anos é somente a data que você começa a ser mais você mesma, sem precisar que vivam a sua vida por você, que tomem as decisões por você, mas o resto não muda se você não fizer mudar, me entende?

    Mas enfim, que tu viva cada momento da sua vida em paz e que não se apresse para seguir um caminho certinho, porque ce ainda é muito nova viu? <3

    Beijos, www.valentinices.com

    ResponderExcluir
  22. Oh que inveja boa de você, lembro quando completei 18 anos era a pessoa mais feliz do mundo, me sentia adulta, responsável e um pouco dona do meu nariz..mas também te digo que depois dos 18 os anos não passa eles voam, tanto que já tenho 33 e parece que foi ontem que fiz 18..Por isso vou deixar um conselho, aproveita tudo que puder e continue fazendo isso vivendo experiencias incríveis e tirando coisas boas de pequenos atos...Adorei seu blog e vou deixar um convite, Comecei a trabalhar com uma startup espanhola (chamada feedHi) que atua como repositório de notícias e compartilha entre seus usuários os posts dos nossos blogs. Eles estão iniciando as atividades no Brasil
    https://petitluxo.com/2016/04/08/primeiras-impressoes-sobre-feedhi-brasil/
    www.feedhi.com

    ResponderExcluir
  23. O seu post me fez lembrar dos meus 18 anos,eu me sentia adulta com vontade de desbravar o mundo,porém,com medo do que viria pela frente,em especial no que diz respeito as responsabilidades.
    Ótimo texto,parabéns pelo seu blog(é a minha primeira visita aqui) e deixo o meu convite para você fazer uma visita no meu blog.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi, oi Coisinha!
    Esse clique parece coisa de louco, né! Adorei o texto, você falou bem como a gente se sente, meio perdido nessa onda de ser adulto!
    Beijos!
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
  25. Olá! Como vai?

    Então, não posso opinar quanto aos 18 sendo que tenho apenas 15, mas tenho o exemplo de meus irmãos. As pessoas costumam achar que as coisas não mudam, mas mudam sim. Quer dizer, elas podem mudar em qualquer idade, mas acredito que depois dos 18 você tem uma liberdade infinitamente maior para fazer as coisas acontecerem por sua própria conta e risco.

    Estou louca para ter meu "clique" também haha E seu blog é uma graça, viu?

    ❀ ~ { n e v e r m o r e } ~ ❀

    ResponderExcluir
  26. Que texto lindo *-* realmente as coisas são diferentes depois dos 18 e só queremos que o tempo volte, adorei! E vou te dizer, é aterrorizante e você sempre vai se sentir assim porque são tantas coisas novas!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Primeiramente: parabéns pelos 18 anos, muita felicidade <3 (obviamente estou um pouco atrasada)
    Eu adorei o teu post, eu também esperava algo mágico ao fazer 18 anos, também não teve nada de mágico, mas as coisas vão acontecendo com o tempo. Espero que aproveite ao máximo essa época da sua vida <3

    http://www.pinkisnotrose.com/

    ResponderExcluir
  28. E eu jurando que você tinha uns 15 anos. rsrs Belo texto, moça <3

    winterb-irds.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Lembro que no dia do meu aniversario de 18 anos eu esperava me sentir uma nova pessoa com uma nova vida , esperava ja ter todas as respostas mas no fim só foi mais um dia .. Eu só tive meu clique na outra semana quando tive que entrar em uma auto escola e aprender que dirigir da muito trabalho e que as leis de transito são um porre . Depois que ganhei uma moto descobri, da pior maneira possível , que eu teria que levar a moto pra encher o tanque , calibrar pneu , trocar o óleo e blablabla . E quando entrei na faculdade foi o cheque mate , foi quando eu parei de fato e analisei tudo .. daqui a tres anos serei formada e terei uma profissão , uma possivel casa e milhares de contas ... o COMENTARIO ficou meio extenso , sorry , mas eu amei poder relembrar do momento em que fiz 18 .. Que você alcance tudo que sonha com seus 18 aninhos e que não surte com as pequenas grandes responsabilidades haha
    beijoo
    Blog :estacaonoventae7.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Acho que todo mundo espera por aquele clique quando faz 18 anos, né? Que as coisas vão mudar e tal. Mas na verdade não tem nada disso, é apenas um dia normal... Vamos vendo o quanto amadurecemos e conhecendo nossas responsabilidades com o passar dos dias, dos meses... é tudo gradual, não repentino. Até fiz um post sobre Verdades que ninguém te conta sobre ter 18 anos, hahaha. Mas que os 18 são bons, são sim. É bom ir conquistando nossa independência <3
    Amei o texto, muito bom. Super me identifiquei.
    Beijos =)

    www.letrasnagaveta.com

    ResponderExcluir

Contact Form (Do not remove it)

back to top