Entretanto | por Juliana Teixeira

Um blog à moda antiga

Eu simplesmente amo escrever em diário e quero falar sobre isso

Primeira página do diário
Esse é meu diário atual :)

Apesar da tentação, não vou começar o post com "querido diário" haha

Poucas pessoas sabem disso, mas eu sempre amei escrever em diário. Lembro que isso começou como uma obrigação, na verdade. Foi na quinta série eu acho, quando a professora passou uma tarefa paras as FÉRIAS: escrever um diário sobre esse período e, na volta às aulas, compartilhar como foi essa experiência. 

Lembro que eu fiquei encantada com essa oportunidade de ter um cantinho privado para escrever o que acontecia na minha vida e tudo mais que eu quisesse, meio que um blog analógico, né? haha Porém, boa parte da turma não curtiu a ideia - principalmente os meninos - e não fez a atividade ou simplesmente fez mal feito. Já eu cheguei lá toda empolga com meu diariozinho :) E pra além dessa atividade pontual, continuei a escrever diários, muitos e muitos deles. 

Inclusive tenho uma história muito boa sobre isso, pois na sétima - ou oitava? - série eu descobri que a minha melhor amiga da época simplesmente LEU o meu diário escondida. Sim, eu cometi o erro de levar o diário na mochila da escola e ela foi lá e quebrou minha confiança. Sei que eu era muito nova, mas foi algo que nunca esqueci, algo que me marcou de verdade, ver que uma pessoa que eu confiava tinha invadido meu espaço particular. Por que você fez isso, Adriana?? Eu fiquei bem chateada e com muita raiva. Depois disso a amizade não durou muito.

Aí depois de muitos diários, fui perdendo o hábito. Só quando entrei na faculdade, em 2016, que voltei a escrever porque eu realmente precisava desabafar sobre as várias coisas malucas que estavam acontecendo comigo naquela época. Imagina só: eu estava platonicamente apaixonada por um amigo, meio depressiva com a vida, insegura com o futuro e prestes a mudar de cidade pra fazer faculdade. Felizmente, eu ainda guardo os diários dessa fase até hoje e sempre é uma experiência interessante parar parar reler o que eu escrevia.

Nesses diários eu conto, por exemplo, como conheci meu namorado em 2018 e como eu achava que nosso rolo não ia dar em nada, sendo que lá se vão 5 anos namorando este querido ♡ Inclusive, um tempo atrás eu tive coragem de deixar ele ler - olha a confiança! - as partes que escrevi falando sobre ele e foi muito engraçado. Mas nem só de felicidades viveu esse diário, pois ali também falei sobre os caras que ferraram meu coração, sobre meu primeiro beijo (que vergonha rs), sobre a falta de grana, problemas de saúde... 

Páginas do diário
Esse foi o diário que usei entre 2017 e 2018

Aí com o tempo eu fui largando os diários de novo. Parecia que aquilo não cabia mais na minha vida, faltava tempo e disposição. Como se  eu não tivesse nada pra dizer. Essa foi uma fase em que eu travei totalmente em relação à escrita, em partes por causa da faculdade, onde me condicionei a escrever apenas nos moldes do Jornalismo. Eu não sabia mais escrever sobre mim, para mim. Foi uma época difícil que relatei no meu Medium. Nessa época aí eu não tinha mais o blog também, então sobrava pro meu amado ouvir todas as minhas aventuras, reclamações e alegrias.

Porém, ultimamente andei pensando em novamente comprar um caderninho e fazer dele meu diário. Essa vontade ressurgiu depois que uma blogueira que sigo (@mialvess) comentou como ela usava o diário pra se reconectar, pra entender certas coisas da vida dela, e que isso inclusive tinha sido um conselho que ela recebeu da psicóloga. Aí eu fui acompanhando a experiência que a Mi ia compartilhando, a forma bonita como ela estava falando sobre isso... até que um dia eu finalmente me rendi novamente ao mundo dos diários e comprei um caderninho simples de capa preta.

Algo que mudou muito nessa nova fase de escrita, em comparação aos meus antigos diários, é que:

1) Eu não uso mais o "querido diário" haha tem certos dias que só chego jogando o assunto mesmo e é sobre isso. 

2) Eu não me obrigo mais a escrever todos os dias, só escrevo quando sinto que preciso, não é uma obrigação, sabe? Às vezes escrevo por vários dias seguidos, às vezes sumo e volto escrevendo textões enormes.

3) Eu gosto muito de anexar coisas no diário, colar recortes, deixar coisinhas entre as páginas (ingressos de cinema, por exemplo). Isso me faz ver o diário como uma espécie de guardião não só das minhas palavras, mas dos meus dias mesmo.

Enfim, sei que muita gente ainda acha diário uma coisa infantil de menininha, mas pra mim é muito mais que isso. E mesmo que fosse coisa de menininha, qual o problema, né? :) Só sei que já faz pouco mais de um mês que recomecei a escrever no diário e aqui no blog, e isso tem sido muito importante pra mim. É realmente um sentimento de... reconexão.

---

2 Comentários

  1. Eu amo diários, comecei a escrever quando criança depois de ver o filme da Barbie. Após anos eu continuo com o diário, mas confesso que também perdi um pouco a inspiração e tem a questão do tempo que você relatou no texto. Mas é reconfortante abrir uma página antiga e realizar uma viagem de volta àquele tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente uma viagem no tempo ler diários antigos hehe Ver como muita coisa muda e outras nem tanto... eu amo <3 Mesmo sem muito tempo ou inspiração pra escrever, é algo que vale muito a pena :)

      Excluir

Contact Form (Do not remove it)

back to top