Insana - Meu mês de loucura é uma auto-biografia com características de suspense científico que, na verdade, nos lembra realmente um episódio da série House.
Em um curto período a jornalista do The New York Post, Susannah Cahalan, passou a ser uma desconhecida para todas as pessoas próximas e, principalmente, para si mesma. Tudo começou com uma leve mudança em seu humor e em suas atitudes, inicialmente atribuída à uma febre cotidiana e ao estresse da profissão. Contudo, comportamentos cada vez mais brutos e incomuns para a doce nova-iorquina vão se acumulando junto a assustadores sintomas de que algo ia muito errado.
Em pouco tempo, convulsões fortes, neuroses e alucinações profundas mudam radicalmente a vida de Susannah e a levam a uma internação de emergência em um hospital, local em que passaria os mais difíceis momentos de sua vida. Enquanto isso, os médicos mais renomados do país se perdem na busca por um nome, um termo... qualquer coisa que definisse de uma vez por todas o que brutalmente destruía a vida de uma jovem esperta e de carreira promissora.
O importante é dar um nome à sua doença. Não saber é muito pior.
Sim, o livro tem uma história (in)tensa e até mesmo "pesada". O leitor presencia com certo horror a rápida e brutal desconstrução da vida de Susannah, da fase dos primeiros sintomas que passaram despercebidos em sua rotina corrida ao grave estado de psicose a que chegou. Durante o mês de internação (que mais pareceu um ano!) dezenas e mais dezenas de exames não apontam a nenhum caminho racional, apenas descartam doenças (centenas delas), sem indicar o mais importante: qual dela acometeu a jovem.
Enquanto isso, a Susannah animada e extrovertida do passado ia dando lugar à loucura da mulher irreconhecível, brutal e psicótica que ela se tornou, presa a uma cama hospitalar e vigiada por câmeras. Susannah venceria a doença e a si mesma? Se sim, quanto de sua antiga e dócil versão seria possível recuperar?
Como eu estava? Eu não sabia mais nem o que "eu" era.
O livro é suspense puro com uma dose generosa de mistério. A escrita certeira e rápida te leva ao vício na leitura. É incrível como a autora desenvolveu e contou sua história usando-se de relatos de familiares, médicos, vídeos de sua internação e até rabiscos feitos em pleno estado psicótico, considerando-se que muitas das memórias desse mês de loucura ela talvez nunca conseguirá lembrar.
No fim das contas, não somos mais do que uma soma das nossas partes, e quando nosso corpo falha, todas as virtudes que nos são caras vão junto com ele.A diagramação é bem simples e agradável. A capa me conquistou imediatamente pois transmite, em sua simplicidade, o ar de mistério científico e suspense que a história tem. Insana - Meu mês de loucura é mais um livro excelente do catálogo da Editora Belas-Letras, que inclusive cedeu o exemplar para leitura.
No vídeo abaixo a autora fala um pouco sobre sua história e a misteriosa doença. Pode haver spoilers, mas é bem interessante, assista.
Enfim, eu realmente recomendo essa leitura que parece complicada e demorada, mas não é! Se você procura um livro intenso, Insana é pra você! E leia logo, pois já há previsões para a produção de um filme.
Insana - Meu mês de loucura
300 páginas
Susannah Cahalan
Editora Belas-Letras
Avaliação:
Caramba, parece uma auto-biografia bem interessante. Eu não gosto deste tipo de leitura, mas essa realmente me interessou...
ResponderExcluirBeijos,
Postando Trechos
Nossa, fiquei MUITO interessada, quero demais ler! O video me deixou mais curiosa ainda!
ResponderExcluirBeijos,
http://www.pompomchic.com.br/
ADOREI!! Quero muito ler, curto muito esse tipo de livro! Temas fortes, personagens conturbados e histórias intensas me atraem muito!! Eu não conhecia o livro, gostei muuuito da sua sugestão!
ResponderExcluirbjs
blogtrashrock.com
Eu nunca fiquei tão curiosa pra ler um livro! E nunca li um livro desse tipo! Ok, parece ser bem forte e isso me deixa nervosa? Talvez. Amo esse tipo de gênero, estou louca pra ler, obrigada pela dica! Hahahahaha.
ResponderExcluirSeu blog é tão fofo e estou explorando ele viu? Já to amando os outros posts também!
Beijos, Lia.
eililian.blogspot.com
Ai eu já ouvi falar dessa história! Fiquei curiosa para ler :3
ResponderExcluirwww.vestindoideias.com
Eu adoro livros de suspense! Me prendem do começo ao fim, sabe?
ResponderExcluirVou colocar na minha listinha de leitura do skoob, porque tem muito tempo que não leio livros assim.
Chiquereza
Parece uma história bem envolvente né? Confesso que não sou muito fã de suspense, mas a história me interessou.
ResponderExcluirBeijos.
https://vitoriamartini.blogspot.com.br/
Oi Juliana!!
ResponderExcluirNão conheço o livro, mas pela resenha parece mesmo ter uma trama interessante! Achei que as fotos ficaram ótimas! Parabéns!
Bjs, Mi
O que tem na nossa estante
Não conhecia esse livro e fiquei encantada com a história.
ResponderExcluirNão sou a adepta nesse gênero pelo meu medinho em excesso, sim amiga sou deslumbrada mesmo com essas cooisas haha, mas pelo fato de ser um suspense e relatos tão intensos me fez curiosa, já vou caçar ele por aqui para comprar.
Obrigada pela indicação, você ganhou mais uma leitora! <3
www.devaneiosdabella.com.br
Socorro, fiquei curiosa mesmo com a história! Saber que é real me deixou ainda com mais vontade de ler esse livro, só não vou ver o vídeo por causa dos spoilers (tenho probleminhas com spoilers hahaha) mas adorei a resenha <3
ResponderExcluirUm beijão,
Gabi do likegabs.blogspot.com ♡
Não conhecia, mas fiquuei muito muito interessada. Parece super denso e interessante! Adorei a resenha <3
ResponderExcluirboa semana :)
Red Behavior
Eu não conhecia o livro mas fiquei muito curiosa parece ser um daqueles livros que deixam a gente super tenso do começo ao fim
ResponderExcluirwww.descrevendonuvens.com
Visitando pela primeira vez, e já amei seu blog. Lindo!!
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho.
Blog Da Clara
Amo suspense e histórias conturbadas como essa me atraem muito!
ResponderExcluirQuero ler, a sua resenha me despertou interesse pelo livro. ♥
Tem post novo no meu blog, te convido a dar uma olhadinha!
Beijos <3
http://vestibulandaguerreira.blogspot.com.br/
Oi Ju, eu adorei a tua resenha. Livros de suspense são os meus preferidos então esse com certeza chamou a minha atenção.
ResponderExcluirJá está na wishlist, sem dúvida!
Beijos
barbfurtado.blogspot.com
Adorei a resenha! Não conhecia o livro e parece bem interessante. Assisti o vídeo e realmente é uma história muito intensa!
ResponderExcluirBeijo
Ju, eu nunca li livros biográficos, mas esse livro parece incrível! Eu já quero! Sua resenha ficou ótima e o vídeo é bem interessante, a gente fica pensando no quanto deve ter sido difícil para a autora...
ResponderExcluirVou procurar ele pra comprar, vai ficar na fila aqui, mas eu quero muito ler esse livro!
Um beijo!
Inventando Assunto
Nossa, eu já estava com vontade ler esse livro, agora com certeza irei ler! Adorei sua resenha, ficou muito boa!
ResponderExcluirhttp://www.leitorasvorazes.com.br/
Poxa, eu tenho certeza que se fosse a dois anos atras eu iria correndo comprar esse livro. Mas agora que realmente uma doença está presente ao meu redor, eu não acho que me faria bem. Mas eu concordo com a citação que você deixou aqui onde ela diz que é melhor você saber ao menos o nome da doença, e que não saber é pior. Fiquei junto com a minha mãe correndo de médico em médico para tentarmos descobrir qual a doença que ela tinha. E quando soubemos, não foi algo bom, mas pelo menos já sabiamos como poderia tratar. Porém irei deixar anotado na minha wishlist para ler no futuro, quando tudo melhorar. <3
ResponderExcluirUm beijão! :*
http://seismilmilhas.com ♥