Entretanto | por Juliana Teixeira

Um blog à moda antiga

Resenha - Amor à Moda Antiga (Carpinejar)

Livro Amor À Moda Antiga // Juliana Teixeira
Em seu aniversário de 43 anos, Fabrício Carpinejar ganhou de presente uma velha máquina de escrever Olivetti Lettera 82 verde-esmeralda. Desde esse dia, ele se dedica a escrever nela poemas de amor e a guardá-los como um inventário de seus sentimentos e emoções ao longo de sua carreira. Pela primeira vez, a Belas-Letras publica esses poemas exatamente como os originais foram enviados à editora, em maços de papel despachados pelos Correios, sem nenhum tipo de correção ortográfica, edição ou retoques, inclusive com as próprias anotações à mão feitas pelo próprio Carpinejar. Todos os textos de Amor à Moda Antiga (inclusive este) foram originalmente escritos em máquina de escrever. O resultado é um livro orgânico, singelo e apaixonadamente imperfeito, exatamente como o amor é. 

O que diferencia Amor à Moda Antiga (AMA) de todos os outros livros de poemas? São tantas coisas! Mas, pra mim, a mais relevante foi a forma como o amor foi tratado: nu e cru.

Além disso, os poemas do livro foram publicados exatamente como foram entregues à editora. Com erros, correções e rabiscos do próprio autor. O "nu e cru" do amor também se mostra na própria criação do livro.

Poemas são obras que realmente mexem com o leitor, mas Carpinejar consegue ver sempre um pouco além, é o que me parece. É o primeiro livro que leio do autor e já fiquei encantada com a forma simples, direta e humana que ele usa para falar desse sentimento tão especial.

Livro Amor À Moda Antiga // Juliana Teixeira

A diagramação está incrível! Tratando-se de livros da Editora Belas-Letras isso já não é novidade, haha. Mas vocês não têm noção de como AMA ficou inovador e autêntico. A capa é "removível" (os livros dos gringos sempre têm isso) e a textura é viciante! ♥ 

Enfim, Amor à Moda Antiga é um livro que dá orgulho de ter na prateleira. Com conteúdo leve, a obra é indispensável para você, admirador dos bons versos. #ficadica
"Fiéis a uma única marca de cigarro
a uma única morte"

Livro Amor À Moda Antiga // Juliana Teixeira


Amor à Moda Antiga
Fabrício Carpinejar
104 páginas
Editora Belas-Letras
https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/skoob-sp/icones/https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/skoob-sp/icones/https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/skoob-sp/icones/https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/skoob-sp/icones/

16 Comentários

  1. Oi, Ju...
    Que bom ler um post seu. <3
    E esse livro, o que posso falar? Além de necessito?
    To aqui em ulceras pedindo pro moço de presente haha.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  2. Amo demais livros assim *U*
    PS: seu blog é muito lindo <3
    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  3. Oii Ju, tudo bem?
    Que livro mais amorzinho <33 A capa já é muita linda, e só de ler um dos poemas já me apaixonei... Sua resenha foi ótima, Ju ♥
    Beijão! ♥

    http://leitora-mirim-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amei!Amei o livro, as letrinhas de máquina de datilografia, amei a forma como você o descreveu também. A atmosfera do seu blog é muito boa <3
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, nem fui muito de ler poemas, mas vou procurar por ele quando for a livraria.

    www.ultimobiscoito.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Gosto bastante de ler (e de escrever, às vezes) poemas, então acho que eu iria curtir bastante a leitura. Sem falar que essa edição é muito linda (vi em alguns vídeos o pessoal mostrando). Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  6. Nem me fale de problemas com tecnologia esse ano hahahahaha te entendo!
    Eu simplesmente amei demais essa resenha!! Não conhecia nem tinha escutado falar do livro (alienada aqui) mas já quero pra ontem, parece uma leitura agradável e devoraria esse livro!
    Um beijão!!
    Mile do vishamiga.blogspot.com ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah quase esqueci! Estou seguindo pra acompanhar o blog <3

      Excluir
  7. Olá lindona,
    esse livro me parece maravilhoso. Amo esse estilo de livros.
    Amei a dica.
    Beijocas.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  8. Eu amo os livros desse cara! Acho incríveis demais :3 Me interessei em ler esse, ainda mais por terem sido publicados igual o que o autor entregou, adoro essas coisas meio artesanais sabe? A capa do meu Lolita sai também por ser artesanal, acho muito legal :3

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Juliana!!

    Poemas escritos na máquina de escrever! Que nostálgico, adorei!! Vou tentar ler o livro e conferir!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Não li esse livro, mas já li outros do Carpinejar e amo.
    Acho a escrita dele super poética.
    Agora já quero ler esse.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nunca li o livro e não sou grande fã de poesia, mas fiquei curiosa por ler :)

    http://myfashionsenseblog.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju, que saudade de você e dos seus posts ♥
    Confesso aqui que não sou muito fã de poemas, mas achei lindo e bem diferente o livro. Principalmente por ele ser todo feito na maquina de escrever e por conter erros :3 ai, que fofo! Quero, com certeza. Foi pra lista ♥ Ah, e a resenha ficou um amor u.u beijos.

    ✖✖ Radioativa

    ResponderExcluir
  13. Ju! minha xará rs...
    O livro é lindo e realmente a diagramação está perfeita pelas fotos que você postou.
    Adoro esses livros qe tem uma relação com personagens reais que sofrem, que lutam como todos nós e aquela confissão/poema é lindo. Quantos de nós não nos sentimos sozinhos , às vezes, e não temos vontade de fazer essas coisas.
    Adorei sua resenha, vou adicionar com certeza à minha lista.
    Amei seu blog :)

    Abraços,
    Juliana.
    http://www.fabulonica.com/

    ResponderExcluir
  14. Nunca li, mais já está em minha lista pela sua resenha,amo esta fonte de Maquinas de escrever também ! Beijãoo ! #partiu comprar no black friday deste ano hahaha.
    www.simplesmentecriativa.com.br

    ResponderExcluir
  15. Poxa que legal!!! Gosto de livros assim sem muitos "reboques", fiquei louca para ler!

    ResponderExcluir

Contact Form (Do not remove it)

back to top