Entretanto | por Juliana Teixeira

Um blog à moda antiga

Resenha - Claros Sinais de Loucura

Livro Claros Sinais de Loucura (Sure Sings of Crazy) da autora Karen Harrington) lançado no Brasil pela editora Intrínseca.
Essa resenha eu tinha escrito ano passado para um blog literário do qual eu participava. Nem acreditei quando vasculhei as postagens aqui e vi que ainda não tinha postado o quanto eu amei esse livro. Bem, comentem suas impressões sobre o livro / a resenha 
---

Eu demorei muito para resolver escrever esta resenha. O motivo? Medo de não conseguir expor o quanto eu amei esse livro. Talvez eu ainda não consiga, mas estou tentando.

Uma mãe louca, um irmão gêmeo morto e um pai ausente. Talvez essa estrutura familiar (ou a falta dela) tenha contribuído para a jovem Sarah Nelson amadurecer muito mais que a maioria das meninas de 12 anos. Apaixonada por palavras e  seus significados, Sarah adora ler dicionários, sua melhor amiga é uma planta (que se chama Planta),escreve cartas para o personagem de um livro e possui dois diários, um "falso" e um "verdadeiro". Sua vida muda com as descobertas da adolescência, da primeira paixão e de segredos que envolvem seu passado nada feliz.
"Ele é um pai só porque tem filhos, não porque age como um"
Livro Claros Sinais de Loucura (Sure Sings of Crazy) da autora Karen Harrington) lançado no Brasil pela editora Intrínseca.

Quando tinha dois anos de idade, Sarah vivia feliz com sua mãe, seu pai e seu irmão gêmeo, Simon. Um dia ao dar banho nos filhos, por problemas psicológicos, a mãe tenta afogar as duas crianças. Sarah sobrevive. O caso logo vira notícia por todo o país e a jovem sobrevivente terá que carregar para sempre as lembranças nada felizes sobre sua mãe. Desde então, a ausência de atenção do pai alcoólatra e o medo de que algum gene da loucura desperte em si, amedrontam a jovem Nelson.
“Amor pode ser uma palavra problema para algumas pessoas. Loucura também.”
O passado triste fazia com que pai e filha mudassem constantemente de cidade. Até que em Garland, Sarah vai a passar os dias de férias na casa da bela Charlotte, enquanto o pai trabalha. É lá que ela começa a ter realmente uma "amizade". Charlotte fala tudo o que uma jovem de 12 anos como Sarah, gostaria de saber. A jovem Nelson não esperava que Charlotte teria um irmão de 18 anos, Finn, e que ele seria a sua grande e primeira paixão.

É difícil esperar da história de uma garota de 12 anos emoções verdadeiras, críticas ao mundo e reflexões para a vida. Eu também não esperava. Fui surpreendida. Como já falei, Sarah amadureceu precocemente e aos 12 anos já havia sofrido como poucos. Ao longo das páginas vemos nascer uma heroína apaixonada por palavras.
“O abraço dela é firme e apertado de um jeito bom. Sinto como se pudesse desmontar se ela me soltasse. É engraçado como eu não sabia que era só um monte de peças soltas até que alguém me abraçou forte.” 
A reflexão que a história me proporcionou foi única e inesperada. Um livro que fala de vida e morte. De medos e superações. A autora trabalhou diversas relações e a mais impactante foi a relação entre pai e filha. Com altos e baixos, ofensas e demonstrações de afeto, traumas e revelações.


Cada personagem foi importante de alguma forma. Todos tão sinceros, tão possíveis de existir! Eu senti as aflições e os sentimentos mais profundos de cada um. Eu fui cada um! Mas é inevitável dizer o quanto Finn foi marcante e encantador com tudo, com todos.
“Por que meu nome soa tão mais bonito quando dito por ele? Não sei. Sarah. Em seus lábios, meu nome parece um elogio.”
Por muito tempo o livro foca nas descobertas e vivências da Sarah de uma forma natural e cativadora. Aos poucos todos os fatos levam a jovem a viver acontecimentos que ninguém esperava. A emoção e a angústia então invadem a trama e levam o leitor a perder o fôlego. Cada vez mais é visível que a Sarah é sim muito mais que uma menina de 12 anos, muito mais que a garota que descobre a paixão, muito mais que a menina que quase morreu pelas mãos da própria mãe quando era criança.
“Descobri que é preciso escolher ter coragem todos os dias, como se escolhe a camisa que vai vestir. Não é automático.”

Livro Claros Sinais de Loucura (Sure Sings of Crazy) da autora Karen Harrington) lançado no Brasil pela editora Intrínseca. 

“(…) mas as pessoas em geral são o que decidem ser, não importa de onde vieram.”
Claros Sinais de Loucura possui uma história intensa, inspirado e cativante que nos traz a impossibilidade de segurar risos e lágrimas, que preenche um vazio que nem sabíamos existir em nós mesmos. É um dos poucos e brilhantes livros que nos fazem querer mais páginas, mais acontecimentos e jamais um fim. Afirmo ainda que não é um livro "de criança", é um livro para pessoas que gostam de se transformar por meio de palavras.

Eu tenho vontade de gritar para o mundo o quando esse livro marcou minha vida e ao final das páginas me tornou alguém diferente daquela que iniciou a leitura. Eu tenho vontade e, de alguma forma, estou gritando agora para você: eu recomendo esse livro!
“Também sou um livro não lido. Estou esperando para saber o que acontecerá comigo.”
Título: Claros Sinais de Loucura
Autora: Karen Harrington
Editora: Intrínseca
Total de páginas: 254
Avaliação:  

10 Comentários

  1. Caramba que intrigante. Realmente é bem complicada essa "situação familiar" dela. Mas achei bem louco essa dela ter dois diários. Tipo, como assim?! E caramba velho, deve ser bem complicado mesmo. Acho um absurdo de horrendo essas doenças que fazem as pessoas matar outras sem ter nem noção do que está acontecendo. e eu acho que voc~e conseguiu passar sim o que sentiu ao ler o livro viu?! Pelo menos para mim. Fiquei até morrendo de curiosidade para saber como vai suceder tudo isso.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um diário ela escreve superficialidades, pois acha que o pai dela pode mexer nas coisas dela, e caso ele realmente mexa, ela quer parecer uma garota "normal" e, tecnicamente, garotas "normais" teriam diários.
      No segundo diário ela escreve realmente o que sente e esse é bem mais escondido que o outro.

      Fico feliz que tenha conseguido transmitir tudo que pensei do livro <3

      Excluir
  2. Olá, tudo bom?
    Caramba, esse livro parece ser demais.
    Eu realmente preciso ler e vou ler até o final do ano!
    E vou ter que resenhar também jfsnjdnxfd.
    Eu gosto de livros que mostram o amadurecimento dos personagens, sinto que estou amadurecendo com eles, e tenho certeza que quando ler vou sentir a mesma coisa que você. Estou realmente louca para ler.
    sessão probida ☠

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo bem, sim :D
      Uma das melhores partes é resenhar, kkkk
      Beijo!

      Excluir
  3. Esse livro está na minha meta de leitura deste ano, eu quero muito ler e será minha próxima compra. Todos que conheço que leem meus textos dizem que eu pareço muito com a Sarah, um dos motivos que eu preciso ler esse livro. Tirar minhas dúvidas, quero dizer.
    photo-and-coffee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju, tudo bom?
    Eu não conhecia esse livro ainda, ando bem desatualizada dos lançamentos do ano passado (estava em época de vestibular :( ) e desse ano aiusiausia
    Mas, sua resenha me cativou, se eu tiver oportunidade, lerei esse livro sem sombra de dúvidas.
    Um beijo
    Garota do Livro

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua resenha, viu? <3
    Fiquei muito interessada pelo livro.

    ResponderExcluir

Contact Form (Do not remove it)

back to top