Entretanto | por Juliana Teixeira

Um blog à moda antiga

Resenha - A Extraordinária Garota Chamada Estrela

 

Estrela é mais uma das personagens únicas que tive o prazer de "conhecer". Vestidos extravagantes, comemorações de aniversário constrangedoras e um rato são elementos absolutamente comuns no cotidiano escolar da garota. Com um brilho próprio, uma diferença ousada e um coração enorme, Estrela conquista e intriga a todos, sempre. Então, em sua nova escola ela se torna o centro das atenções e acaba despertando em Leo Borlock uma tímida paixão. E é ele que viu a garota ser idolatrada pelas mesmas pessoas que a destruiriam futuramente.
"Nós queríamos defini-la, etiquetá-la como fazíamos uns com os outros, mas não conseguíamos ir além de "esquisita", "estranha" e "patética". O jeito dela nos tirava do eixo."

 

Leo é o tipo de personagem que é legal e amável, mas que de vez em quando precisa de um empurrão para agir. Suas pequenas falhas me revoltaram e me fizeram ter um chilique como poucas vezes tive ao ler um livro, e isso acabou sendo maravilhoso. O fato é que esses pequenos defeitos me fizeram enxergar em Leo um personagem real, realmente humano, suscetível às confusões da adolescência.

A relação da extravagante Estrela com o tímido Leo é engraçada, reflexiva e adorável. Em certos momentos, se revela emocionante, intrigante e triste. Uma dualidade que combinou perfeitamente com cada elemento do livro.
"Ela era fugaz. Ela era hoje. Ela era amanhã. Ela era o aroma mais suave da flor de um cacto, a sombra fugidia de uma coruja marrom. Nós não sabíamos o que fazer com ela. Em nossa mente, tentávamos fixá-la em um quadro de cortiça como uma borboleta, mas o alfinete simplesmente se soltava e ela voava para longe." 
"Ela é uma de nós, mas de uma maneira mais radical. É como nós, mais do que nós mesmos somos. Ela é, acho, quem nós realmente somos. Ou fomos."
A narrativa é animada (contado por Leo), leve e rápida. Não é por menos que devorei o livro em um único dia. Jerry soube cativar o leitor e despertar nele inúmeras sensações, e conseguiu iniciar questionamentos e debates que, mesmo após o fim do livro, dificilmente são esquecidos. A forma com que a história se desenvolve é simples e envolvente. A crítica à padronização é forte, mas é apresentada de forma sutil e inteligentíssima.

O final só pode ser caracterizado como angustiante e esperançoso, assim como o de Eleanor & Park. Faltou fôlego e sobrou curiosidade, assim, aguardo ansiosamente a chegada do meu exemplar de Com Amor, a Garota Chamada Estrela.

Recomendo muito esse livro para aqueles que gostam de uma leitura leve, porém, marcante 
"De todas as características incomuns de Estrela, essa para mim era a mais marcante. As coisas ruins não a afetavam. Correção: as coisas ruins que aconteciam com ela não a afetavam. E as coisas ruins que aconteciam conosco a afetavam demais."
---

Título: A Extraordinária Garota Chamada Estrela
Autor: Jerry Spinelli
Editora: Gutenberg
Total de páginas: 189
Classificação: 

6 Comentários

  1. Oi, Ju! Amei o primeiro quote que você postou, e a capa do livro é linda! Gostaria muuuito de ler, então já tá na minha listinha!

    Beijão, Guta! ♥
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guta!
      Confesso que a capa já não em agrada muito, sinto que esse azul já está em muitos livros.
      Mas a história, essa sim, me conquistou!

      Beijo.

      Excluir
  2. Conheci sobre a Esther com os vlogs do J.Green. Acho que não aguentaria ler o livro T_T

    | A Bela, não a Fera |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
  3. Que resenha maravilhosa, Ju ♥ Quotes tããão lindos! Ainda nem li o livro, mas já adorei a Estrela.
    Vou ler. Preciso ler.
    E o Entretanto tá lindo, como sempre, com esse layout!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é muito amorzinho <3
      A Estrela é magnifica!
      Obrigada *-*

      Excluir

Contact Form (Do not remove it)

back to top