Entretanto | por Juliana Teixeira

Um blog à moda antiga

Resenha - Eleanor & Park

Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.
Eleanor é uma garota com graves problemas familiares e de autoestima. Ruiva, tímida e um pouco acima do peso, gosta de usar roupas largas e diferentes, mesmo que não sejam dela (podem ser de seu padrasto '-') e uma gravata no cabelo. Park, coreano, tem um família legal, um número de "amigos" relativamente bom e quadrinhos do X-Men. Além de fones de ouvido. Sim, esse é o casal principal e ele vai te conquistar, encantar e destruir ao longo das 325 páginas.
"Só o que faço quando estamos separados é pensar em você, e só o que faço quando estamos juntos é entrar em pânico. Porque cada segundo parece ser tão importante. E porque sou tão maluca, não me controlo. Não sou mais minha, sou sua; e se você resolver que não quer mais me ver? Como pode me querer como quero você?"
Unidos por um banco de ônibus escolar, fones de ouvido, quadrinhos do X-Men e tudo que se pode considerar jovem nos anos 80, Eleanor e Park enfrentarão preconceitos, brigas familiares e mais um pouco de tudo, sem deixar de lado as risadas bobas e os dramas que só o primeiro amor pode causar.

Eleanor & Park cativa aos poucos com a rebeldia dele, as manias dela e os sentimentos de um primeiro amor. Jovem e emocionante, o livro te abraça forte e em seguida te dá um soco no estômago. Te faz acreditar no amor e em seguida odiá-lo. Te faz odiar o destino e o mundo, daquele jeito único que só um bom livro consegue, logo após te faz acreditar novamente que tudo é possível.

Ilustração do livro "Eleanor & Park" da autora Rainbow Rowell.
"Ele a fazia sentir como se ela fosse mais do que a soma de suas partes."
Uma escrita ideal para uma história impactante. Um romance e muita música. Um final angustiante e esperançoso com 3 palavras que podem significar a reconstrução de tudo, ou não. Recomendo Eleanor&Park para quem gosta de leituras únicas e marcantes, repletas de flores e espinhos e, ainda assim, adoráveis.
"Era como uma obra de arte, e arte não deve ter boa aparência, mas sim fazer a gente sentir alguma coisa."
Título: Eleanor & Park
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século | 325 páginas
Classificação: 44444 + 

23 Comentários

  1. Eu quero muito ler esse livro, até porque tem muita gente dizendo que o final é surpreendente. Mas, eu quero ler ele em inglês, para treinar e tal, então até comprar vou ficar no suspense...
    Ótima resenha.
    Beijos

    fotosefelicidades.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece ser um amor <33
    Bela resenha ^^
    Beeijos!
    Alguns Rabiscos

    ResponderExcluir
  3. Ain, que tudoo! Morro de vontade de ler este livro, parece ser muito boooom! Ouço muito falar dele, adorei saber mais, ótimo post!
    Bisous,
    Blog Pequeno Muffin | Lara Reis
    www.pequenomuffin.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu apenas quero esse livro já. Desde que ele lançou que eu estou de olho. Acredita que ele já esteve no meu carinho, mas tive de tirar? Espero poder lê-lo em breve. Ele me parece muito bom, pois foge do clichê de todos os romances adolescentes. Eu já to xonada nos quotes dele antes de ler o livro, imagine depois...

    P de Paranoia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta animação! espero que se encante (ainda mais) com a história, tanto quanto eu!

      Excluir
  5. Mano, a capa desse livro é TÃO fofa!
    Park é coreano q babado e.e
    A parte que você falou "Te faz acreditar no amor ... tudo é possível" EU ARREPIEI MAAANO
    Ok, não sei se essa resenha foi MUITO boa ou o que, mas me deu vontade, mesmo eu não gostando de livros assim YASGASUYASGU
    - um monte de estrelas

    ResponderExcluir
  6. Ai eu sou louca para ler esse livro *-* E você escreve resenha muito bem, eu adorei!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  7. Apesar de que eu não gosto muito de romance, esse deu vontade de ler, parece bem legal, awn ruivaaaaa <3, ah já puz você nos afiliados :)

    http://i-n-the-clouds.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. A Rainbow virou uma das minhas autoras favoritas. Eu simplesmente não consigo não amar todos os livros que ela escreve. A única coisa que eu não gostei em Eleanor & Park foi a maneira como ela contou o final. Eu entendi o que aconteceu e tudo, mas eu queria saber mais. Entende? Ainda assim, o livro é muito lindo.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Amei a história, nunca li mas senti cativada só pelo resumo. Gostei de ver como é um amor tão diferente, e mesmo com desafios acaba se ajeitando. Estamos tão acostumados com histórias de amor "normais" e se esquecemos de quase nada na vida segue padrões. Me interessei muito por esse livro, e sem dúvida irei ler um dia.
    Beijos, Rachel.

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é o melhor de todos, com certeza! Estou SUPER MEGA HIPER apaixonada nele.
    A história é contada de uma forma tão normal e simples, que me fez adorar logo no primeiro capítulo! <333
    Amo e SUUUUPER indico! :3

    Beijos!
    Senhorita Imperfeita

    ResponderExcluir
  11. Oi Juliana, tudo bom?
    Li "Eleanor & Park" recentemente e gostei bastante.
    Não chegou a ser um dos meus favoritos, porque esperava um pouco mais da narrativa, mas adorei ainda assim.
    Li o conto que a autora escreveu para a coletânea de "O presente do meu grande amor" e me conquistou mais do que "Eleanor & Park" propriamente :D

    Grande beijo ♥

    Thati Machado;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  12. AI MDS, QUE LIVRO LINDO.
    CAPA LINDA, TUDO LINDO.
    Com certeza eu vou ler, tipo, com certeza.

    ResponderExcluir

Contact Form (Do not remove it)

back to top